Enfim chegou o momento da vistoria… A construtora liberou as datas e os horários para agendamento, mas você não sabe o que olhar e está com medo de deixar passar observações importantes? Eu sei que este é um momento que muitas pessoas ficam ansiosas e inseguras justamente por não saberem como conduzir, mas calma que eu vou te ajudar!
A vistoria é o momento em que você deve conferir cada detalhe do apartamento para garantir que tudo está de acordo com o que foi contratado e, claro, se tem algum problema que precisa ser corrigido pela construtora antes da entrega das chaves. Esse é um momento importantíssimo para identificar e até mesmo prever problemas e evitar dor de cabeça no futuro. E, neste post, vou te dar algumas dicas de como fazer a vistoria para garantir que o seu novo apartamento esteja como prometido!
Então se você quer tirar a sua dúvida de como fazer uma vistoria leia até o final. 💛
Como me preparar para a vistoria?
O primeiro passo é estar preparado para a vistoria. Muito além de ferramentas e de saber o que precisa ser conferido, este é um momento em que você deve estar 100% focado em conferir o apartamento completo. Por este motivo você deverá escolher um horário (dentro das opções disponibilizadas pela construtora) em que você tenha maior disponibilidade de tempo para não fazer nada com pressa.
Tenha em mãos todas as informações e ferramentas necessárias para conseguir conferir todos os detalhes do apartamento. Leve com você uma planta baixa para conseguir acompanhar o ambiente que está sendo vistoriado, papel, caneta, celular (tire foto de tudo!), trena, um checklist com todas as informações que precisam ser verificadas.
Antes da vistoria, leia o seu contrato e saiba todas as informações que precisam ser verificadas. Verifique se todos os itens contratados, principalmente contratações adicionais, foram executados.
Veja também: Como reformar um apê sem precisar descartar tudo. Quem vai utilizar itens entregues pela construtora precisa manter a atenção redobrada!
Como fazer a vistoria? Passo a passo.
- Faça um “tour” por todos os ambientes
Cada cantinho do seu apartamento precisa ser olhado com atenção. Recomendo que você faça um tour completo pelo apartamento para se “ambientar” antes de começar a conferir os itens que você anotou.
- Itens do contrato
Com todas as informações relacionadas ao contrato comece a conferir se tudo está instalado e executado conforme foi prometido.
- Acabamentos
Passei pelos ambientes e observando atentamente os acabamentos, sejam eles revestimentos de piso, parede, rodapé ou pintura. Busque por detalhes, os acabamentos são a “roupa” do apartamento, e qualquer problema estético ou má aplicação chama atenção.
- Infraestrutura
Se possível, confirme as instalações elétricas e hidráulicas fazendo testes simples como abrir ou fechar uma torneira e ligar um carregador de celular as tomadas.
- Detalhes fora do comum
Se você observar qualquer ponto diferente do convencional, que te gere algum estranhamento, não deixe de sinalizar ou até mesmo questionar o representante da construtora que estará te acompanhando.
O que fazer depois da vistoria?
Finalizou a vistoria, indicou problemas que precisam ser consertados e não sabe o que fazer? Primeiro saiba que é normal encontrar algum detalhe que precisa ser corrigido, o “problema” é justamente quando não encontramos.
Na vistoria você irá sinalizar para o representante da construtora o que precisa ser corrigido e, normalmente, eles já retornam com um prazo para as revisões. Se necessário, agende uma segunda vistoria para verificar todos os pontos novamente e verificar se as revisões foram feitas conforme solicitado.
Gostou das dicas? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre vistoria!