O projeto do Apê 53A foi planejado para ser atemporal. Com cores neutras e mais sobriedade, o projeto transmite maturidade e pode perdurar por muitos anos, é um projeto para uma família. Mas isso não significa que tenha diversos destaques modernos e interessantes.
 
Nesse projeto não demolimos quase nada do que a construtora entregou. Pelo contrário, aproveitamos a maior parte da estrutura, fazendo apenas ajustes pontuais para aplicar a personalidade da família, sem gastos altos e sem muita obra. Foi uma escolha deliberada, para que a maior parte do investimento pudesse ir para outras finalidades, como automação. Na casa toda, desde a iluminação, às câmeras de segurança, cortina, persiana e até um telão na sala, vários itens são automatizados. Isso traz uma facilidade a mais para os moradores e moderniza o projeto.
O revestimento do chão é Piso Pronto Cumaru, réguas de 10cm e o rodapé tem 15cm de altura branco. Já o bonito porcelanato na parede é o Portinari Sense Abstract Sgr.
 
Começando pelo hall de entrada, temos o piso de madeira cumaru e um revestimento cinza que é um belo destaque. Também colocamos um espelho que, além de dar mais amplitude ao espaço, serve para os moradores se verem facilmente quando entrarem ou estiverem de saída. Para aproveitar o ambiente, coloquei um aparador feito em serralheria sob medida, que eu mesma desenhei. É feito com ripa de madeira, um elemento bastante presente em todo o projeto.
 
Uma das características mais interessantes da cozinha é a integração com a sala de almoço. A mesa, que já era da família, vem acompanhada de um banco que encomendamos especialmente para o projeto e de novas cadeiras com revestimento azul no assento, combinando com o quadro. Na parede colocamos ripas de madeira e um espelho, elementos que agregam valor ao ambiente.
 
O revestimento da bancada da cozinha é o Preto São Gabriel. Parte dele já veio da construtora, precisei apenas completar o que adicionamos de móveis. O piso e a parede também foram mantidos como foi entregue pela construtora.
Junto à cozinha e a mesa de almoço, temos um cantinho de café revestido em espelho, que também serve de apoio para a área de refeição.
Toda a parte de produção e decoração foi feita por nós, mesclando as peças que os moradores já tinham com novos elementos. Através da decoração trazemos a personalidade deles e misturamos com a modernidade de novas peças.
Na começo da sala, montei um pequeno home office com um painel todo revestido, inclusive cobrindo a porta que dá acesso à cozinha. Ao lado, há um grande armário branco, que serve como roupeiro e cristaleira da casa toda.
Além de termos usado a cor Ouro Branco, da Suvinil, na casa toda, as paredes mais escuras (do mapa da sala, por exemplo) é em Elefante da Suvinil.
O grande coração do projeto é a sala. É ali que estão representadas duas grandes paixões da família: viagens e cinema. O grande destaque da decoração do ambiente é o incrível mapa desenhado à mão pelo artista Biel Siqueira. O desenho está logo atrás do grande sofá, de mais de quatro metros, onde a família se reúne para assistir seu próprio cinema.
 
Em vez da convencional televisão, a família optou por um telão automático, que pode ser acionado e desce do teto quando quiserem. Outro ponto muito legal é termos usado as máquinas de ar condicionado embutidas nos forros, o que dá um ar mais aconchegante, residencial e libera o uso das paredes. Além de ficar mais bonito, valoriza o uso das áreas comuns. Vale destacar também o uso de espelhos em lugares estratégicos, para criar a sensação de amplitude e profundidade.
A parede em cimento queimado foi feita com a cor Prata Ibratin. Já a bancada, em granito branco Itaúnas. O revestimento em cima da pia é o Portobello New York Collection Soho Grey, de 31x31cm, e o piso da varanda é Portobello Resort Wine 20x20cm.
Usamos o cimento queimado para trazer modernidade, mas mantendo as características de base neutra do apartamento. Ainda temos bastante uso de branco e madeira, que são cores claras e suaves, e um grande painel verde, feito com plantas artificiais.
Também desenhamos um banco que faz a divisão entre as duas mesas de jantar da varanda em serralheria também de ripado de madeira.
 
Na sala há um espaço de adega que originalmente era uma dispensa. Transformamos metade em dispensa, voltada para a lavanderia, e metade uma adega voltada para a área social. Usamos uma área que era considerada de serviço para trazer mais valor para a área social.
 
O ripado aparece novamente na divisão da sala com a brinquedoteca. É vazado justamente para que os pais possam olhar as crianças enquanto brincam. As poltronas azuis são itens de herança que o pai da família recebeu. Como era um objeto muito afetivo, nós reformamos e o mantivemos no projeto.
 
Na brinquedoteca fizemos caixotes com rodinhas para as crianças terem mais liberdade para pegar os brinquedos e organizá-los depois.
 
No lavabo mantivemos todas as características entregues pela construtora, só adicionamos o papel de parede que imita um tecido de linho, da marca Bobinex, um grande espelho e um complemento do frontão da bancada para dar um arremate no espelho até o final da parede e com os armários.
No quarto do casal, seguimos o conceito neutro e do ripado, com o que fizemos a cabeceira da cama. Usamos bastante espelho nos armários e branco nas paredes, dois elementos que, quando combinados, contribuem muito para dar a sensação de amplitude ao ambiente. Fizemos o possível para ter o máximo possível de armários no quarto, inclusive criando uma base da cama sob medida, que é composta de gavetões, fornecendo ainda mais uma opção para guardar o que for necessário.
No banheiro do casal, só entramos com o móvel e um revestimento na parte interna do box, deixando um nicho fora a fora para o apoio de xampus e outros itens.
 
 
O quarto kids é uma atração à parte! Colocamos um lindo adesivo de gotinhas, que dá muita personalidade ao cômodo. É o Chuva Colorida, da Mooui. Usamos elementos bem coloridos para dar versatilidade à decoração e evitar taxar o quarto como de menino ou menina. Qualquer criança poderá se sentir à vontade para curtir o espaço! Além disso, utilizar cores em quartos de crianças estimula a criatividade 😉
No banheiro kids, escolhemos um revestimento Bleu St Tropez e Branco. Hoje, por conta da decoração, ele tem uma carinha de banheiro de criança, mas pode ser facilmente transformado em banheiro de adulto ou adolescente ao trocar alguns itens. Escolhemos o revestimento da parte interna do box para ser útil ao longo da vida da família. E o box camarão para que fosse fácil colocar uma banheira para dar banho nas crianças.
 
No quarto baby, optamos por fazer algo mais neutro, trazendo na decoração uma ambientação mais específica. O papel de parede é o Housed Bill Menta. O tapete é rosa, mas também pode ser trocado facilmente por outras cores, recebendo bem tanto um menino quanto uma menina!
 
No banheiro, o revestimento escolhido para a parte interna do box foi o Chez Moi da Portobello, que serve tanto para adultos, quanto para crianças. Ou seja, mais uma vez planejamos o espaço para acompanhar o crescimento das crianças sem que seja necessário fazer reformas. Usamos amarelo no armário do banheiro baby e simulamos uma brincadeirinha com lego no gabinete inferior.
O apartamento tem 202m² e foi muito interessante de projetar, pois levamos em conta que é preciso perdurar, afinal, a família poderá crescer ali.
 
Espero que gostem tanto quanto eu. E, já sabem, se quiserem comentar ou tirar dúvidas, é só entrar em contato comigo 😉
 
Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu