Etapas de Projeto NS – Como funciona o nosso processo de projeto?

 

Ao longo dos anos, com todas as experiências adquiridas em inúmeras obras executadas, desenvolvemos e aprimoramos nossos processos internos até chegarmos no que chamamos hoje de Padrão NS: uma metodologia de trabalho dividida em etapas, processos e padrões de detalhamentos que garantem um projeto de qualidade, organizado, claro e onde as etapas estudadas individualmente permitem que o cliente analise cada fase do projeto com clareza, sem sobrepor informações importantes. No post de hoje vamos compartilhar com vocês como funcionam as nossas etapas de projeto para conhecerem um pouquinho mais do trabalho que desenvolvemos no nosso escritório!

Assim que assinamos o contrato, nossa equipe encaminha o Questionário de Briefing de Projeto, um arquivo cheio de perguntas detalhadas e preciosas que você vai preencher com calma e que nós utilizaremos como base para o desenvolvimento de todas as etapas de projeto. No Briefing abordamos questões técnicas (equipamentos necessários, medidas, etc.), necessidades (rotina, hábitos, desejos) e questões pessoais (hobbie, estilo musical, comida preferida). Para nós é fundamental conhecer cada cliente, se aproximar, sentirmos um pouco de vocês para podermos levá-los para o projeto.

Após o preenchimento do questionário de briefing e levantamento do imóvel (quando necessário), agendamos a reunião de start de projeto, que marca o início da nossa primeira etapa. Essa reunião pode ser online ou presencial (dependendo do tipo de contratação e preferência do cliente) e nela aprofundamos sobre os temas do questionário, onde fazemos algumas perguntas, entendemos melhor alguns detalhes e vamos conversando com os clientes para mapear todos os desejos, necessidades e expectativas com o projeto. É nessa reunião também que falamos sobre as preferências estéticas que vão definir a linha conceitual que trabalharemos no projeto (colorido, atemporal/neutro, toques industriais, design/obra de arte, simples/minimalista, etc.).

A partir dessa reunião, começamos as nossas etapas de projeto, que são divididas em três etapas consecutivas: Estudo Preliminar, Anteprojeto e Projeto Executivo. Nosso contrato não prevê um limite de revisão por etapas, porque acreditamos que este é um momento onde o cliente precisa ficar à vontade para se decidir sobre a sua casa, então você poderá revisar à vontade, quantas vezes desejar! A única regra é que a partir do momento em que a etapa for aprovada, ela é considera encerrada e, aí sim, caso deseje revisar uma etapa já encerrada é considerado como adicional de revisão.

Estudo Preliminar

Essa é a primeira etapa do nosso projeto e o objetivo principal é analisar e definir o layout do imóvel. O layout é a planta baixa que define a organização da casa, com a localização dos móveis, eletrodomésticos,  circulações e fluxos principais. Essa etapa é fundamental para que o cliente possa observar as diferentes alternativas espaciais para a casa,  sem se envolver com outras informações que possam desviar a atenção dessa temática, que consideramos fundamental. Nessa planta apresentamos de forma humanizada os móveis, algumas descrições importantes, medidas gerais dos ambientes, das circulações e de alguns móveis principais. Apresentamos sempre no mínimo duas opções diferentes de layout, para que o cliente possa analisar diferentes soluções para a mesma planta baixa e a cada revisão vão surgindo novas possibilidades, até chegarmos no layout ideal e encerrarmos essa etapa.

 

Anteprojeto

Após a aprovação do Estudo Preliminar, entramos na segunda fase do nosso projeto, o Anteprojeto. É nessa fase que apresentamos a maquete eletrônica, com todas as propostas de revestimentos, cores, materiais, marcenaria, móveis e decoração para análise do cliente. Fazemos uma apresentação em reunião (que pode ser online ou presencial, dependendo da contratação e preferência do cliente), para explicar o conceito do projeto e as propostas sugeridas. Junto com a maquete eletrônica, o cliente recebe também um Guia de Especificações com todos os materiais sugeridos listados e com hiperlink para fácil pesquisa na internet, para poder analisar com calma cada detalhe do seu projeto.

Imagens da Maquete Eletrônic

Guia de Especificações:

Após a análise do cliente, trabalhamos nas revisões desejadas até chegar no resultado esperado para o projeto. Quando a etapa está aprovada, desenvolvemos as imagens finais renderizadas, para facilitar a visualização e deixar os materiais mais próximos da realidade, mas sempre informamos os clientes sobre a importância de considerar as amostras físicas apresentadas, porque mesmo com a renderização a maquete eletrônica é uma representação e é fundamental considerar os materiais reais apresentados.

 

Projeto Executivo

Após a aprovação do Anteprojeto, enquanto desenvolvemos as imagens renderizadas, já estamos trabalhando no projeto executivo, nossa última etapa de projeto. Essa etapa é a nossa etapa técnica: é a etapa onde detalhamos tecnicamente tudo que foi aprovado no Estudo Preliminar e no Anteprojeto, para que a execução em obra se torne possível. Plantas de demolição, construção, hidráulica, ar condicionado, elétrica, iluminação, circuitos, forro, piso, revestimentos, pintura, marmoraria, vidros, marcenaria e detalhamento ampliado de todos os ambientes, contemplando marcenaria, móveis sob medida e decoração estão entre os temas contemplados nessa fase. É nesse momento que aprofundamos e fazemos o detalhamento da parte interna dos armários considerando as preferências e necessidades de cada cliente, planejando cada detalhe para o máximo aproveitamento possível. O tamanho de cada projeto executivo varia de acordo com o tamanho do imóvel e com as particularidades de cada obra, mas em média nossos projetos executivos partem de 90 folhas. É um projeto extremamente detalhado, com plantas, vistas, detalhes construtivos ampliados e um detalhamento preciso com todas as informações claras e fáceis de compreender. Com esse projeto em mãos, é possível quantificar os materiais e iniciar a obra, pois todos os detalhamentos, medidas e informações já estão disponíveis para quem for executar a obra.

Quando o contrato é de projeto online, encerramos nosso atendimento nessa última etapa e enviamos o projeto impresso para os nossos clientes, dentro da nossa ecobag maravilhosa e cheirosa, para qualquer lugar do Brasil ou do mundo! Se o contrato for presencial com acompanhamento de obra, continuamos o nosso trabalho para a fase de quantitativo e orçamento de obras, que conto para vocês em um próximo post.

Para orçamentos e mais informações sobre o nosso projeto é só entrar em contato pelo e-mail contato@nataliasalla.com.br

Esperamos você!

Natália Salla.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu