Cor cinza: moderna e coringa na decoração

A cor cinza está em todo lugar e não é para menos – ela é versátil e pode combinar quase qualquer cor na sua casa

A cor cinza é uma cor muito recomendada pelo nosso escritório, afinal, além de trazer um ar contemporâneo e jovem, ela faz ótimas combinações e pode trazer o charme que o seu ambiente precisa.

O cinza é inegavelmente o novo neutro, a cor cool que adiciona um toque sofisticado, elegância e refinamento a um ambiente.

Portanto, esqueça o branco e o bege. Quando se trata de tons neutros, o cinza tem sido muito pedido nos últimos anos e sua popularidade ainda não diminuiu.

Antes associada à tristeza e à monotonia, a cor ganhou popularidade entre os principais designers, que valorizam sua versatilidade e sofisticação.

Vamos, então, navegar pelos tons de cinza e conhecer as dicas e recomendações para aplicar na sua casa.

Qual cor combina com o cinza?

Devido à sua versatilidade, a maioria das cores combina com a cor cinza. Você mesmo consegue fazer combinações incríveis.

Antes de considerar um esquema de cores com o cinza como base, vale a pena considerar também o efeito que deseja criar.

A combinação de cores de um ambiente nunca é feita por uma cor só. O resultado vem do equilíbrio da composição de tons e texturas como um todo.

Uma combinação de cinza e branco traz sensações e contrastes diferentes de cinza e preto, ou cinza e amarelo e assim vai.

Como combinar a cor cinza na minha casa?

Como falado, a cor cinza é neutra, mas também é fria. Se olharmos para o cinza, vemos uma cor que não é preta nem branca e não distorce as outras cores do ambiente.

Por estar figurativamente ausente de cor, não chama atenção para si mesma e mantém sua distância. Portanto, vale prestar atenção em como as cores serão trabalhadas dentro daquele espaço.

Na hora de escolher o cinza para combinar com suas cores, procure um tom que esteja na mesma paleta para criar um equilíbrio de elementos.

Para trazer mais aconchego, uma dica é mesclar tons quentes ou amadeirados na sua composição. Tons pastéis também podem cair muito bem.

Se você gosta de cores fortes, o cinza também pode ser seu aliado. Ela diminui o contraste visual. Por exemplo, um branco e uma cor forte pode causar um maior desconforto aos olhos do que um cinza e essa mesma cor, justamente por não contrastar de forma tão brusca.

Além disso, a cor cinza atende diferentes estilos – desde casas mais clássicas até mais industriais. Sempre traz um ar para o ambiente de que está atualizado e moderno.

Ela funciona em qualquer espaço da cozinha ao quarto e complementa qualquer estilo de móveis, obras de arte e acessórios.

Uma dica que deixa sua decoração incrível é usar um tom de cinza diferente em uma parede, seja um cinza liso ou uma textura como cimento queimado. No projeto abaixo para apartamento Tânia e Elídio, utilizamos o contraste do cimento queimado e utilizamos até para pintar a porta.

O cimento queimado que mais optamos é da marca Ibratin, a Textura Cimento Queimado – Cor Prata.

Nossos tons de cinza queridinhos

Mais tons preferidos do nosso escritório e inspirações para usar no seu projeto:

Cinza Ouro Branco – Projeto Apê 53A para Eduardo e Simone

Cinza Prata – Projeto 32A Marcos e Adriana

Cinza Nevoeiro – Projeto Nosso Apê 43

Cinza Elefante – Projeto Apê 53A para Eduardo e Simone

Crômio – Projeto para Jéssica e Caê

Sambaqui – Apartamento Tânia e Elídio

Cuidado com a cor cinza

O cinza tem seus pontos de cuidado também. Além da atenção para não deixar a casa muito fria, sem elementos que trazem aconchego, a escolha da cor também é importante.

Existe uma grande variedade de tons cinzas.

Como resultado, na hora de escolher, você pode acabar pegando um tom com fundo mais azulado, arroxeado ou lilás, por exemplo, distorcendo a cor pretendida.

A cor na parede destaca mais esse fundo do que o que enxergamos na cartela.

Outro ponto de atenção muito importante é a cor que é mais complicada de ser combinada com o cinza: o bege.

Para combinar bege e cinza é recomendado usar a ajuda profissional com mais conhecimento e técnica, já que é uma combinação muito mais delicada e pode ser traiçoeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu