5 dicas para sua área gourmet ser prática e funcional

Aprenda a tornar esse ambiente mais fácil para o dia a dia 

Dica 1 – Inserir um balcão de apoio no layout da área gourmet 

Essa ideia transformará o ambiente em um espaço mais funcional e agregará muito valor à área gourmet.

Um detalhe importante é  que esse balcão de apoio tenha, quando possível, no mínimo 50 cm de largura e que a distância entre ele e a bancada da pia seja, no máximo, de até 1,20m.

Em nossos projetos, usamos 1m de distância entre uma bancada e outra,  pois é uma medida confortável e não é tão grande, assim as partes não ficam tão longe uma da outra.( Isso porque, por exemplo, quando o cliente está fazendo churrasco, precisa virar para o balcão no intuito de cortar a carne.  Se a distância até ele for muito grande, acidentes como a queda do alimento e o derramamento de gordura podem acontecer).  A proximidade, nesse caso, é positiva e ajuda na funcionalidade da área gourmet.

Se sua casa for muito grande, provavelmente você não vai precisar  dessa proximidade porque o churrasqueiro não vai fazer uso do balcão e sim da bancada da pia, ao lado da churrasqueira, mas as dicas são, principalmente, para áreas gourmet em varanda de apartamentos, onde as áreas são mais reduzidas.

Dica 2 – Iluminação dentro da churrasqueira

Parece uma dica óbvia, mas é importante destacar pois muitas pessoas se esquecem da parte de iluminação da churrasqueira, o que dificulta a visualização do preparo do alimento.  Por isso, ter uma iluminação na churrasqueira é super necessário.

Existe para essas áreas, inclusive, um tipo especial de lâmpada que aguenta as altas temperaturas. Nesse caso, invista nessa iluminação que você não vai se arrepender.

Dica 3 – Pensar estrategicamente na distribuição das tomadas

É extremamente necessário pensar em tomadas na região da ilha e da bancada da pia.  Nesses casos, optar por uma torre de tomada embutida na ilha é uma solução incrível!

Um detalhe importante é que as torres de tomada precisam estar em áreas secas da bancada.

No caso da área gourmet do apartamento acima, há uma torre de tomada em preto para o cantinho do café, em um local seco para não prejudicar o funcionamento da fiação.

Dica extra sobre a torre de tomada: certifique-se de que a fiação está reta! Se ela estiver torta, dificilmente a torre  conseguirá subir e descer.

Dica 4 – Planejar  um local para frigobar 

Se você tiver espaço, é importante pensar em adotar um eletrodoméstico como frigobar, mini geladeira ou cervejeira.  Isso porque é muito prático ter no espaço gourmet algo que se assemelhe à geladeira mas que ocupe menos espaço que uma convencional.

É interessante fazer uso desse eletrodoméstico não só para gelar as bebidas, mas também para garantir o fácil acesso à elas e aos alimentos utilizados na hora do preparo na área gourmet.

Dica 5 – Utilizar cores de fácil limpeza e manutenção 

A área gourmet precisa de uma atenção especial no momento de limpeza e manutenção, pois seu uso envolve, normalmente, o consumo de carne, que dificulta a limpeza devido á gordura e bebidas.

Por esse motivo, é essencial fazer uso de cores que sejam fáceis de limpar,  não manchem e sejam resistentes.

No caso do ambiente acima, fizemos uso da bancada em granito Verde Ubatuba, mas também há possibilidades como granito Preto São Gabriel e o Preto Absoluto.

Cores fortes e escuras como essas vão te ajudar na hora de manter a limpeza do ambiente, visto que também não mancham  e não destacam a sujeira.

Além disso, fazer uso do cimento queimado , de porcelanato em tons mais acinzentados e evitar aderir aos móveis brancos também auxilia na praticidade da área gourmet.

Dica extra – Optar por prateleiras 

Prateleiras e armários abertos são ótimas soluções para decorar o ambiente, principalmente com plantas e tábuas de corte, o que torna o ambiente mais confortável.

Essa dica é interessante pois a decoração ajuda a diferenciar o ambiente da cozinha e desmaterializar o espaço.

Para melhor visualização das dicas, indicamos que vocês assistam esse vídeo do nosso canal no YouTube sobre ideias para auxiliar na manutenção da sua área gourmet.

Espero que tenham gostado das dicas e que consigam colocar em prática no lar de vocês!

Um abraço,

Natália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu