5 Dicas Para Apartamentos Pequenos
Saiba como economizar e otimizar espaço em studios
Dica 1 – Usar todo o espaço possível para criar armários estreitos
Parece bobagem, mas não é! Em apartamentos pequenos, saber olhar para espaços pequenos e entender que esse aproveitamento é fundamental para você conseguir ter bastante local de armazenamento, é muito importante.
O armário em frente à máquina, por exemplo, tem 20cm de profundidade e armazena todos os produtos de limpeza necessários, assim como vassouras, rodos e tábua de passar roupa.
Dica 2 – Embutir a TV em um nicho na parede
Essa é uma ideia muito legal para economizar espaço na passagem, visto que a TV fica embutida e não ocupa espaço para fora da parede.
Como o eletrônico foi instalado na altura dos ombros, se não fosse embutida, dificultaria a passagem devido ao fato d espaço entre a cama e a parede ser pequeno.
Essa dica é perfeita para melhorar a circulação de pessoas no ambiente.
Dica 3 – Fazer uso do mesmo revestimento para trazer a sensação de continuidade
No caso do apartamento abaixo, optamos por um porcelanato branco polido, mas isso não é uma regra. Para termos o efeito de amplitude, também podemos utilizar cimento queimado, madeirado, vinílico ou até porcelanato bege.
O importante dessa dica é que o revestimento não precisa necessariamente ser branco, apenas ser utilizado em diversos ambientes, como quarto, banheiro, cozinha e sala, o que traz o efeito de amplitude do espaço.
Dica 4 – Embutir móveis na parede
Seguindo a mesma linha da TV na dica 2, o rack também favorece muito o espaço ao ser embutido.
Na sala do apartamento da foto abaixo, optamos pelo rack dessa forma. Uma parte dele fica para fora da parede e 10cm dele ficam embutidos.
Fizemos isso para aumentarmos ao máximo o espaço de circulação entre o sofá e o móvel e conseguimos otimizar cerca de 10 cm nessa passagem.
Assim, é interessante refletir um pouco sobre em que lugares você conseguiria embutir móveis para melhorar a circulação e os espaços disponíveis.
Dica 5 – Aproveitar a área técnica do ar condicionado como móvel
A ideia é utilizar a caixa de vidro revestida, onde está a condensadora do ar condicionado como uma espécie de bancada.
Colocamos essa dica em prática no cantinho do café desse apartamento, como mostra a foto abaixo.
Fizemos isso para aproveitar o volume da caixa para criar uma extensão da bancada, que seria muito pequena sem a execução dessa dica.
É importante ressaltar que a caixa de vidro impede a transferência de calor, então não é perigoso utilizar a área técnica do ar condicionado como móvel.
Para que vocês consigam visualizar melhor as dicas, indicamos que assistam esse vídeo do nosso canal no YouTube sobre ideias para apartamentos pequenos!
Espero ter conseguido ajudar vocês a pensarem um pouco fora da caixa em relação aos apartamentos pequenos e que tenham gostado das dicas!
Um abraço,
Natália.