Como inserir cor na decoração?
Saiba como usar as cores à seu favor na hora de decorar
Uma das melhores formas de inserir cor no ambiente sem enjoar ou torná-lo cansativo, principalmente para as pessoas que preferem fazer uso de cores mais neutras, sem pintar as paredes ou aderir á marcenaria colorida, é investir nas cores da decoração.
Quadros, vasos, almofadas, mantas e tapetes coloridos são um modo interessante e fácil de dar vida, cor e aconchego ao espaço, por isso fazemos questão de sempre utilizar esse método em nossos projetos.
Diante disso, separamos 3 dicas para compartilhar com vocês de como colocar cor em uma casa sem ser em itens fixos, como paredes, móveis e outros elementos pré-existentes.
Dica 1 – Verde, o colorido que também é básico
O verde é a cor que mais remete à natureza. Está presente em montanhas, nas mais diversas paisagens e em folhagens como samambaias e jibóias, plantas essas que já vamos colocar em nosso projeto.
Assim, apesar de ser colorido, é considerado mais neutro e básico. É a primeira cor que conseguimos agregar na decoração sem que ela fique excessivamente colorida ou diferente, sendo um modo sutil de inserir cor mas ainda com um toque mais sóbrio e atemporal.
Quando colocamos o verde da planta unido ao da cerâmica e de outras decorações, como esculturas ou outros adornos decorativos no mesmo tom, mantemos uma composição mais equilibrada e harmônica, pois colocamos uma base monocromática ao manter a mesma tonalidade das plantas.
Então, para uma pessoa que não sabe por onde começar, iniciar pelo verde é um dos modos mais fáceis, justamente porque harmoniza muito com as plantas , tornando difícil de errar no ambiente.
Utilizamos no projeto das fotos acima peças em tons de verde para harmonizar com o ambiente mas sem perder a neutralidade e sutileza do mesmo.
Dica 2 – Escolher cores complementares à do ambiente
Fazer uso de cores complementares é uma forma viável de harmonizar a base de cores. Desse modo, se você tem tons frios no ambiente, a ideia é optar por cores quentes, equilibrando a composição cromática do espaço.
Se tons de azul ou verde são presentes no cômodo, é interessante aderir aos tons terrosos na escolha da composição das almofadas, por exemplo. Dessa maneira, haverá um equilíbrio de temperatura entre as cores e uma sensação de aconchego.
Os tons que complementam as cores do ambiente podem ser utilizados tanto em quadros decorativos como em almofadas. Isso não significa que você não possa utilizar nenhum adereço decorativo da mesma cor do ambiente, mas é importante tomar cuidado para não combinar toda a decoração com as cores já presentes no espaço.
Se a parede de destaque for azul, por exemplo, não é agradável colocar a decoração inteira no mesmo tom, para que não haja sobrecarga de uma mesma cor, tornando o ambiente exaustivo, visto que a base cromática do espaço será desequilibrada. Por isso é tão necessário e importante saber fazer uso das cores complementares, no intuito de harmonizar o local.
No espaço destacado nas fotos acima, utilizamos o azul e o cimento rosa como cores complementares ao branco, cinza e preto da cozinha.
Dica 3 – Escolher de 2 a 3 cores base e 1 colorida para equilibrar
Ao invés de, por exemplo, comprar uma peça em laranja, duas em preto, outra em cobre, uma em dourado e algumas em preto, é preferível escolher quais as cores que você vai utilizar no seu espaço.
Desse modo, é interessante que você opte por 2 ou 3 cores base, como branco, cinza e dourado, e uma colorida para equilibrar, como um terracota, caso tenha tons frios no ambiente, ou verde, se quiser seguir uma decoração com um toque de cor mas sem deixar de manter a neutralidade, ou rosa e azul.
O verde, por ser um colorido mais básico, como citado na primeira dica, pode ser utilizado como uma das 2 ou 3 cores base e, assim, você escolhe mais um tom colorido para compor o espaço, mesclando as cores na decoração e garantindo a harmonia do espaço e das peças escolhidas.
Para quem já possui mais experiência, pode ousar e ir além da regra de 3 para 1, fazendo composições mais audaciosas, misturando mais coisas. A regra exposta na dica é básica para quem está iniciando na área decorativa e tem receio de sobrecarregar o espaço ou não possui tanto conhecimento para a parte de composição, porque essa regra faz com que a pessoa tenha um direcionamento a seguir e ter um equilíbrio entre as escolhas de cor feitas para o ambiente, sem perigo de sobrecarregar em uma escolha de tons distintos.
Essa dica é importante porque, naturalmente, escolhemos materiais diferentes para a composição da decoração, mesclando cerâmica, palha, tecido, metal… Então, além da mistura dos materiais, também há a mistura das cores. Ou seja, garantindo uma unidade entre as cores escolhidas e agregando a mistura dos materiais , você assegura o equilíbrio do espaço e não peca pelo excesso nos tons e dos elementos decorativos.
No ambiente das fotos acima, utilizamos a regra do 3 para 1, trazendo como tons base o verde, o preto e o branco e o terracota foi o escolhido para ser o destaque de cor do espaço.
Espero que tenham gostado das dicas que eu trouxe hoje e que esse post te ajude a equilibrar as cores da decoração do seu lar.
Aproveito para deixar o convite para vocês conhecerem a nossa loja de decoração online, onde temos peças incríveis como as que mostrei nas fotos desse post: http://www.minutia.com.br
Um abraço,
Natália.