O apartamento 32 foi um dos projetos mais esperados por aqui! Agora que tudo está finalizado, vim contar um pouco mais sobre como foi seu desenvolvimento e falar sobre conceitos e detalhes. Vem comigo!
Vamos começar por um quarto de solteiro que é uma das suítes do apartamento. A cômoda rosa, que você vê na foto abaixo, foi projetada por nós, com um desenho todo nosso. Não ficou incrível? Uma de nossas principais ideias para esse quarto era deixar sua base toda neutra – ou seja, paredes e outros elementos com cores sutis – dando destaque para essa cômoda especial. Os puxadores são da Zara Home e deram um tom super delicado.
Para a cama escolhemos uma cabeceira de ferro, que eu particularmente adoro e acho super romântica! Não é convencional, deixando a cama mais solta. Outra forma de fugir do convencional foi substituindo o criado-mudo por uma mesinha lateral, deixando uma aparência mais jovem e mais leve. E uma plantinha que deu um charme super legal.
Utilizamos a persiana romana, aquela que sobe em camadas, sabe!?. Eu gosto muito desse modelo, porque é fácil de limpar e de abrir e fechar, o que a torna muito funcional. Além de ser mais clean e ter o charme das camadas que se sobrepõem,
Um dos elementos mais especiais desse quarto é o lustre. Olha só que lindo!
Ele acompanha a dona do quarto desde os 15 anos dela, tendo passado por vários quartos e casas. Adotamos esse lustre como padrão ao desenvolver o projeto, já que é um objeto lindo, clássico e cheio de significado.
Os quadros e sua disposição foram escolhas da própria cliente com um auxílio meu, e ficou lindo também. Olha só!
O armário tem uma espécie de cômoda decorativa, que recebe uma mesa de estudos com um tampo de vidro extra clear para protegê-la e duas gavetinhas. Os nichos no armário são para itens decorativos mas também servem para guardar os materiais de estudo. O guarda-roupa é todo laqueado e apresenta uma cava para a abertura, deixando esse elemento ainda mais interessante.
Outro ponto interessante do projeto é que temos a TV suspensa na parede, na visão de quem assiste da cama, e os cabos – uma questão importante que se não pensada direitinho, deixa o ambiente poluído – estão todos em um fundo falso atrás das prateleiras. É possível retirar esse fundo pela cava que fizemos nele, dando assim para mexer nos cabos, caso necessário. De longe não dá para ver nada, ficou super legal.
Para o banheiro que pertence ao quarto, temos um revestimento de piso que está presente em todos os banheiros do apartamento, já o revestimento das paredes varia. Esse banheiro é pequeno, mas conseguimos encontrar soluções bem bacanas para ele, mantendo um conceito mais neutro, com preto e branco e tons de cinza. O espelho é uma portinha, e o reflexo que vem dela é bem legal, deixando aparente o lustre e os quadros ao fundo.
Dentro do box tem o nicho, e trocamos todos os acabamentos e metais. Essa foi uma reforma bem completa. Também foi trocado o vaso sanitário pelo modelo Carrara da Deca, que eu particularmente adoro.
Para o segundo quarto, vamos começar falando de um dos elementos que mais fez sucesso lá no Insta: a porta de Friends. A cliente dona do quarto é muito fã da série, então me pediu para que houvesse uma porta igual ao do apartamento da Monica, partindo da moldura, e nós resolvemos fazer a porta completa. Tivemos uma pintura à meia parede com um cinza mais escuro, assim como a porta do banheiro; isso foi para criar um conceito mais jovem e descontraído, que pudesse combinar com a porta e toda sua ideia. Assim não ficou um quarto todo neutro com apenas a porta em destaque.
No cantinho do guarda-roupa a gente tem uma porta espelhada que reflete a portinha de Friends, reforçando o seu conceito. Essa porta espelhada é um pouco mais estreita, e serve para guardar acessórios e tudo mais. Além dessa, temos duas portas de correr super espaçosas.
Aqui temos novamente uma cabeceira de ferro, com cor e estilo diferentes do último quarto. E olha só que legal essa luminária articulável! Além de linda ela permite que você deixe a luz mais perto ou mais distante. E ela ainda segue o conceito da luminária do teto, cobreada e industrial. Os quadros são escolhas da própria cliente, e eu adorei!!
No outro canto temos uma estante com nichos e portas, o que permite decoração e também guardar o que for necessário. Aqui temos novamente a persiana romana, que como já disse, é super funcional, além de linda. Eu adoro a iluminação direcionada às bancadas de trabalho, porque ajuda super na hora de iluminar algo importante.
A cadeira e o cuco que tem a mesma tonalidade já eram da cliente, decidi usar e deu uma harmonia super legal com o restante do quarto.
No banheiro aproveitei o tom de cor que ela gosta e entrei com o Liverpool da Portobello nas paredes. Nele temos o gabinete e a portinha espelhada que segue o conceito do outro quarto.
O antes e depois revelam uma super diferença. Olha só!
E agora vamos para o quarto do casal.
Esse quarto já tinha um espaço mais reduzido, e precisávamos conseguir colocar bastante armário nele, então era um desafio. Uma das minhas preocupações era não estreitar a entrada da porta, então trouxemos um armário que afina um pouco e serve como sapateira, com um espelho que pudesse dar mais amplitude para essa área e não deixar a entrada sufocada.
Ele é composto por duas portas de correr, e ao meio temos o painel amadeirado com uma solução muito legal para o equipamento da Net, com um nicho removível atrás da televisão abrigando todos esses equipamentos, não poluindo a visão do painel. Essa ideia surgiu durante o desenvolvimento desse projeto e é algo que pretendo levar para muitos outros.
Aqui temos tons de cinza igual em alguns outros elementos espalhados pelo apartamento, como o tom da cabeceira e a parede feita em cimento queimado que faz um link com os revestimentos presentes na sala. A base é neutra, variando entre branco e tons de madeira, assim, a cor ficou por conta dos itens de decoração, como os quadros com verde que você pode ver na parede.
A ideia das cores neutras também vem para criar bastante luz no ambiente, o deixando bem iluminado e mais espaçoso. Aliás, um dos pedidos principais do cliente era que tivessem opções de iluminação e pouca luz. Então um dos elementos colocados foi um pendente de iluminação lateral com uma luz mais amarela, para criar essa variedade quando houver a intenção de uma luz mais difusa.
Olha só que interessante, a janela desse quarto não é centralizada na parede, então para criar uma ilusão de simetria, fizemos um cortineiro. Ele vem do teto e permite que a persiana fique centralizada, dessa forma, sempre que estiver fechada, ela permite essa sensação de simetria que não existe quando a levantamos.
Isso é legal porque nos permite trabalhar para além das regras, conhecendo mais sobre os interesses do cliente e pensando criativamente sobre como resolver espaços. Essa é uma das maiores riquezas de nosso trabalho, em cada casa e por cada pessoa a gente estabelece prioridades e soluções diferentes.
Outro ponto legal é a cabeceira embaixo da janela, algo que sempre me perguntam sobre. Essa nem sempre é a solução ideal, mas em alguns projetos acaba sendo a melhor escolha, como nesse caso. Aqui garantiu-se um espaço bem bacana, com bastante circulação.
O banheiro da suíte leva o mesmo piso dos demais, com um porcelanato mais sóbrio nas paredes. Aqui a cuba é esculpida, e tem uma pedrinha que tira a visão da válvula. É um pouco mais difícil de limpar, por isso algumas pessoas não de adaptam tanto, o que não foi o caso dessa cliente. Outro detalhe legal é o espelhinho para se maquiar, deu um charme legal e é super prático.
Na cozinha temos a lâmina natural de Freijó nos armários superiores da cozinha, revestimento preto e branco geométrico da Lurca Azulejos e a bancada preta, que vem para combinar com a parede e pela questão da durabilidade e da facilidade de manutenção.
Um xodó meu nesse projeto é a porta que divide a cozinha e a área de serviço. Nestes casos eu gosto de investir em portas decorativas que possam ajudar na construção do ambiente, essa é uma porta de madeira de correr com vidro canelado, e ficou legal porque quando fechada não dá pra ver quase nada da área de serviço, além de ser super bonita.
Esse revestimento suave foi escolhido para compor o estilo mais moderno e harmonizar com o revestimento hexagonal que utilizamos no piso. Aliás, bastante gente pergunta sobre esse piso, então aí vai a dica: ele é da Portobello e se chama Hexa, apresentando dois tipos de cores. Só é preciso se atentar porque ele é um pouquinho mais espesso e difícil de limpar, mas nada impossível. A cliente, neste caso, deu um feedback positivo, dizendo que quando lava o piso, fica bem limpinho. Leve tudo isso em consideração na hora de escolher o piso ideal!
Eu contei um pouquinho sobre o desafio que enfrentamos com essa lavanderia! A maior questão era o ar-condicionado, que não queríamos deixar na varanda para que pudéssemos ocupá-la com eletrodomésticos e itens que a deixassem com uma cara mais social. Daí a opção encontrada foi de colocar o ar na área de serviço. Para movê-lo, fizemos todo o planejamento junto a um técnico, para que não houvesse nenhum problema com a máquina. E deu tudo certo! Os armários também ficaram bem legais e funcionais.
Uma dica que eu dou: quando pegarem apartamento antigo para reforma, já confere toda a tubulação de gás para não ter surpresas ao fim do projeto. Assim você pode fazer trocas e ajustes necessários.
E olha só essa sala, que linda.
Temos a parede em cimento queimado – lembra do link com o quarto do casal? Se tratando de decoração, trouxemos volume pelos vidros, de forma que houvesse transparência e não brigasse com o desenho do raque. Além disso, temos uma escultura com ripas que fica super legal como uma extensão do móvel. O tapete já era da cliente e é super lindo, né!? Na decoração das almofadas temos tons de roxo, rosa e azul para harmonizar com outras cores já trabalhadas no ambiente.
Utilizamos a cortina de fora a fora para alongar a face toda e não limitar ao espaço ocupado pela janela. E olha só outra solução bem legal: o painel ao lado da cortina não existia de primeira no projeto, mas acabou entrando como uma saída para esconder a tubulação do ar-condicionado. E ainda traz calor e tem link com outros elementos.
Temos a sala de jantar, que vem logo após a entrada social do apartamento. Um buffet de apoio, uma mesa linda, que também já era da cliente, e alguns quadrinhos legais para decorar.
E o cantinho especial do cliente!
Projetamos com muito carinho esse lugar especial para o cliente, onde ele gosta de receber amigos. A mesa foi feita para o projeto. E olha só o charme desse bar.
Vamos ao lavabo agora! Aqui a iluminação não é central, já que não é um banheiro usado com tanta frequência, não há a necessidade de uma iluminação tão forte. O projeto começa com um chão de cimento queimado que vai até meia parede junto à bancada, depois entra o verde lindo da Suvinil que leva o nome de Floresta da Montanha. Na iluminação, um estilo super moderno; e para complementar, colocamos uma arandela mais forte para contribuir, ela não é linda?
Fizemos uma bancada em pedra, com cuba esculpida, que acredito funcionar super bem para o lavabo. Fizemos um “rasgo” arredondado para colocar a toalha, ficou super legal também. Temos também uma decoração mais conceitual! O espelho já era da cliente e todo o projeto se seguiu dele.
Então é isso, pessoal. Espero que vocês tenham gostado de acompanhar o projeto e também seu resultado final, que me deixa muito contente. Obrigada por ficarem até aqui e que venham mais projetos a serem compartilhados neste ano! 🙂